domingo, 22 de fevereiro de 2015

Café Gelado com Sorvete


Ingredientes:

4 colheres de sorvete de creme
1 xícara de café bem forte
4 colheres de chocolate do padre
4 colheres de achocolatado em pó
1/2 litro de leite
Canela em pó
Açúcar ou adoçante
Cobertura de chocolate

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador
Passe calda de chocolate por toda a taça
Despeje o café batido e polvilhe com canela.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A diferença entre o sorvete e o sorbet

Poucos sabem, mas existem mais curiosidades no mundo dos sorvetes do que se imagina. André de Figueiredo, gerente de marketing da Eismann, uma das maiores empresas no mercado europeu de alimentos ultracongelados e referência na produção e venda de sorvetes, explica as principais diferenças entre eles.

A primeira curiosidade é a origem. Embora muitos pensem que o sorvete surgiu na Itália, André explica a procedência. “A origem do sorvete se deu com os chineses, há mais de 3 mil anos, com uma base feita de neve, mel, frutas e gema de ovo. Mais tarde, com os árabes, a mistura foi aprimorada e chamada de sharbet, que se transformou nos famosos sorbets”, conta.

Sobre estes dois tipos de sorvetes, a principal diferença está nos ingredientes e na confecção de cada um deles. “Enquanto o sorvete de massa é produzido com produtos lácteos como leite fresco, creme de leite ou leite condensado, o sorbet é feito sem leite e com baixo teor de gordura, que é proveniente de frutas ou de outros ingredientes que a contenham como, por exemplo, o chocolate”, afirma Figueiredo.

“No sorbet é a mistura de água, da polpa da fruta e do açúcar que vai dar o equilíbrio e a liga necessários, diferente do sorvete de massa, que obtém a liga com a mistura de gordura e açúcar. E mesmo não tendo leite na sua composição, o sorbet pode ser tão cremoso quanto um sorvete de massa, já que a textura é adquirida pelo equilíbrio do açúcar e da acidez da fruta, ou de outro ingrediente que dará o sabor”, garante.


Esta diferença nos ingredientes e no cuidado com a preparação dos sorvetes também resulta em sabores diferentes. Ele atenta que um dos pontos a ser observado para saber a qualidade do sorvete é a cor, a quantidade de água e o armazenamento. “A cor do sorvete deve ser a mais próxima da fruta ou do ingrediente principal. A quantidade de água também deve ser bem controlada, para não criar cristais de gelo, além do armazenamento, que deve ser conservado entre -18ºC e -20ºC para manter a textura ideal para o consumo”.

O sorbet é indicado para pessoas em dieta e para quem tem intolerância à lactose. Já o sorvete de massa é para quem não tem restrições e quer aproveitar toda a cremosidade e sabor

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

10 sabores mais loucos e exóticos de sorvete para provar no Verão!

Acreditem ou não, existem milhares de sabores que ninguém jamais imaginou. E, por incrível que pareça, eles fazem sucesso!

Calor, verão, férias... Tudo isso pede um sorvete geladinho e no nosso sabor preferido, assim como as comidas mais queridas da infância! Mas vocês acham que só o fast food que conta com misturas super inusitadas? 


Claro que não! Existem sabores de sorvete que ninguém imaginada que existia, para quem tem o gosto para lá de suspeito.

Alguém já se imaginou indo a uma sorveteria e pedindo um sorvete de salmão defumado com cream cheese?  E quem sabe um de frango frito com waffles? Pois é, esses sabores existem SIM, e há quem goste e até elogie. Confira abaixo, 10 sabores mais estranhos de sorvete para, quem sabe, você inovar um pouquinho nesse calorão! 

1 - Pizza
Afinal, quem não gosta de uma pizza? E por que não transformá-la em um sorvete refrescante? Sim, uma pessoa teve essa ideia genial, e é feito com mussarela, molho de tomate e pedaços de pizza de verdade. E aí, quem topa?

2 - Frango frito e waffles
Há quem goste de misturar salgado e doce em uma refeição qualquer. E a Coolhaus (de Los Angeles e Nova York, EUA) levou isso além e misturou frango com waffles em um sorvete! A ideia foi inspirada em uma festa do sul americano.

3 - Lagosta
Você não leu errado! A delícia (ou não) conta com a mistura de lagosta fresca, manteiga e sorvete baunilha. Quem imaginaria tanta criatividade e esquisitice?

4 - Chouriço e caramelo
Até o caramelo tá tudo ok, mas quem imaginaria colocar chouriço no sorvete? Bem, Sam Mason, da sorveteria OddFellows (Brroklyn, NY), passou na frente de todo mundo e adotou a ideia. O próprio também desenvolveu os sabores de marshmallow queimado e azeite de oliva. O sabor é muito procurado por atingir o equilíbrio perfeito entre o doce e o salgado. E aí, quem arrisca?

5 - Ouriço do mar, hortelã e merengue
É tanta informação em um sorvete só que até nós do Purebreak ficamos perdidos. Criaturas do mar, ervas e especiarias em um único sorvete. E, acreditem ou não, até pimenta aparece no meio da receita. Essa é só para quem tem um paladar pra lá de refinado.

6 - Salmão defumado e cream cheese
Para os apaixonados por comida japonesa, talvez essa seja a solução para comer o prato favorito e aliviar o calor ao mesmo tempo. Será que eles fariam sucesso aqui no Brasil?

7 - Queijo parmesão
Por mais inusitado que seja, muita gente adota esse sabor por ser menos calórico. E vocês, arriscariam ou ficariam no famoso chocolate?

8 - Canela
É muito comum encontrar canela em receitas de pizza e outros pratos, mas o sorvete de canela também faz muito sucesso! Quem diria!

9 - Picles
Por incrível que pareça, o sabor existe sim e ainda há quem curta o gosto desse sorvete inusitadíssimo.

10 - Maçã verde com manjericão
As balas de maçã verde costumam agradar, mas será que o sorvete com um temperinho especial de manjericão faz o mesmo sucesso? 

O>  Via: Pure Break >>>