segunda-feira, 20 de março de 2017

Pesquisador cria sorvete que pode ajudar a correr mais rápido

Além de delicioso e refrescante, o sorvete pode também melhorar o desempenho de atletas. O professor e cardiologista italiano, Valerio Sanguigni, desenvolveu uma versão da sobremesa rica em propriedades antioxidantes e com potencial para melhorar o rendimento de esportistas.

A receita completa permanece em mistério, mas o médico revelou que o sorvete contém pó de cacau, avelã e extrato de chá verde. Os ingredientes possuem propriedades antioxidantes, que podem ajudar a melhorar a saúde do coração e prevenir certas doenças.

Para análise, um grupo de 14 pessoas saudáveis foi submetido a realizar exames em bicicletas ergométricas, em que precisavam pedalar o mais rápido que conseguiam. Além disso, amostras de sangue foram coletadas antes e depois dos exercícios.

Os resultados, publicados na revista científica Nutrition, mostraram que os participantes que consumiram o sorvete antioxidante desenvolvido pelo professor tiveram uma melhora na função vascular. Já aqueles que comeram um sorvete comum de chocolate com placebo não apresentaram alterações.

"As temperaturas baixas e controladas são a melhor maneira de conservar as propriedades antioxidantes dos alimentos. Por isso pensei em colocá-las em sorvetes", disse Sanguigni ao jornal italiano La República.

De acordo com o pesquisador, este seria o primeiro estudo demonstrando que um sorvete natural abundante em polifenóis melhora a função vascular em pessoas saudáveis pela redução do estresse oxidativo. "Quem disse que os alimentos saudáveis precisam ter sabor ruim?", finalizou ele.

ºO> Via: Minha Vida >>>

quarta-feira, 15 de março de 2017

Tome sorvete no café da manhã e fique mais inteligente

Segundo cientista, substituir o café 
da manhã por sorvete deixa você 
mais inteligente


Uma coisa comum na vida de um cientista é fazer novas pesquisas e ver se alimentos que antes eram considerados ruins para a saúde, continuam sendo. Um exemplo clássico disso é o ovo,que antes era um vilão, mas que hoje em dia é bem visto, fazendo muito bem à saúde.

O cientista Yoshihiko Koga, professor da Universidade Kyorin, em Tóquio afirma que substituir sua primeira refeição por três colheres de sorvete pode proporcionar um impulso cerebral inesperado, deixando você mais inteligente.
Para realizar esse estudo, eles recrutaram dois grupos de voluntários. As pessoas do primeiro grupo foram convidadas a tomar sorvete no café da manhã, enquanto a dieta do segundo grupo permaneceu inalterada.

Os voluntários consumiram três colheres de sorvete como primeiro alimento do dia, logo pela manhã, depois fizeram uma série de exercícios no computador para medir as ondas cerebrais e o resultado foi um aumento das ondas alfa. Esse tipo de onda reduz o nível de irritabilidade e, ao mesmo tempo, faz com que a pessoa fique mais atenta e focada em atividades cotidianas.

De início Koga pensou que essa “ativação” cerebral seria por conta da baixa temperatura do sorvete que pode, de alguma forma, gerar um impacto sobre o cérebro para fazê-lo funcionar de um modo especial, de forma mais eficiente. Então ele fez outro teste e deu água gelada para os voluntários.

No entanto, a hipótese sobre o impacto da baixa temperatura na atividade do cérebro não se confirmou na íntegra. As pessoas que começaram o dia tomando um copo de água fria passaram nos testes, mas não alcançaram os resultados tão altos, que tinham sido mostrados pelo grupo que tomou sorvete.

O professor Koga planeja continuar seus estudos, a fim de identificar os componentes da sobremesa gelada que estimulam o cérebro de forma mais eficiente para, no futuro, criar ”o sorvete perfeito para o café da manhã”.